01 dezembro, 2007

Papa critica ateísmo

«E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão,
e não reparas na trave que está no teu próprio olho?»
- Lucas 6:42

«A terra é achatada, e qualquer um que negue essa afirmação é um ateu e merece ser punido»
-
Sheikh Abdel Aziz ibn Baaz

«
É livre a qualquer um abraçar e professar aquela religião que ele,
guiado pela luz da razão, julgar verdadeira.
»
«
A Igreja não tem poder de empregar a força nem poder
algum temporal, direto ou indireto.
»
«Na nossa época já não é útil que a Religião Católica
seja tida como a única Religião do Estado,
com exclusão de quaisquer outros cultos.»
«
O Pontífice Romano pode e deve conciliar-se e transigir com o progresso,
com o Liberalismo e com a Civilização moderna.
»
- Sílabo dos Erros (15º, 24º, 77º e 80º erros)


The Associated Press > Pope Criticizes Atheism in Encyclical
(trechos traduzidos; negritos adicionados)
«O Papa Bento XVI criticou fortemente o ateísmo num documento importante lançado na sexta-feira, dizendo que levou a algumas das "maiores formas de crueldade e violações da justiça" que já se conheceu.» (...)

Será que os ateus vão banir esse documento e fazer um alvoroço por causa disso? Não me parece... O Papa fica mais seguro a criticar ateus do que teístas. Devia analisar as estatísticas. [1]
«Na página 76 do documento, Bento descreve como o entendimento Cristão da salvação mudou na modernidade, quando o homem procurou aliviar o sofrimento e injustiça no mundo. Bento aponta dois alvoroços históricos: a Revolução Francesa e a revolução do proletariado instigado por Karl Marx.

Bento critica firmemente Marx e a propagação do ateísmo nos séculos 19 e 20 pela sua revolução, apesar de ele reconhecer que estavam a responder a grandes injustiças do seu tempo.

"Um mundo marcado por tanta injustiça, sofrimento de inocentes e cinismo de poder não pode ser obra de Deus," escreveu. Mas escreveu que a ideia de que humanidade pode fazer o que Deus não pode por criar uma nova salvação na Terra é "presunçoso e intrínsecamente falso."

"Não é por acaso que essa ideia levou às maiores formas de crueldade e violações da justiça", escreveu. "Um mundo onde é necessário criar a sua própria justiça é um mundo sem esperança."

Citou especificamente Vladimir Lenine, o fundador da União Soviética, e a "fase intermediária" da ditadura que Marx entendia como necessária na revolução.

"Essa 'fase intermediária' que conhecemos tão bem, e também que desenvolveu, não um mundo perfeito, mas deixando atrás um rasto de destruição aterradora", escreveu Bento.»
Para além de os comunistas não serem necessariamente ateus, como um padre (Edgar Silva) no Partido Comunista da Madeira, a maioria dos ateus nem sequer é comunista, e até são críticos em relação ao Comunismo. [2] Existem ateus muito antes de Marx e a revolução do protelariado. E até a ideias contrárias à Igreja eram consideradas atéias, tal com Nicolò Lorini adjectivou as descobertas de Galileu. [3]

O papa deveria assistir o brilhante documentário de Jonathan Miller, "Atheism: A rough history of disbelief".
O Dilema de Êutífron e a filosofia de Epicuro eram o quê? E os materialistas da Jónia, como Anaxágoras que acusado de ateísmo por ter ensinado que a Lua era composta por matéria semelhante à da Terra, e que o Sol era uma pedra de fogo (considerados deuses pelos gregos), sendo condenado por isso? E Hipócrates, que separava a medicina da religião? [4]

Hipátia de Alexandria, disse coisas como: "Todas as formas religiosas dogmáticas são falaciosas e não devem ser aceitas por auto-respeito pessoal", "Reserve o seu direito a pensar. Mesmo pensar errado é melhor do que não pensar" e "Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força". Era uma mulher, que dedicou-se à Matemática, Astronomia, Física e Literatura, e foi sucessora de Plotino na Biblioteca de Alexandria. Era muito elogiada pelos homens cultos. Em 415 a.C., monges e cristãos seguidores do arcebispo da Alexandria (Cirilo) raptaram-na, despiram-na, torturam-na arrancando a sua carne dos ossos com conchas e queimaram os seus restos e trabalhos. Cirilo foi canonizado. [5]

Clique nas seguintes imagens para visitar as páginas onde se encontram:



«"A preocupação do papa são as forças seculares que estão a tentar eliminar a religião do fóro público e privado", disse o Monsenhor Robert Wister, professor de história da igreja na Universidade Seton Hall nos Estados Unidos.

"Na maioria dos países, a política Marxista está morta (mas) a filosofia Marxista está muito viva e alimenta a filosofia da secularização em voga na Europa e na América do Norte", disse Wister.
»(...)
Pois, é a preocupação do Papa... O Comunismo (pelo menos o Soviético) é criticado na obra "1984", de George Orwell, onde um membro do partido diz: «- Somos os sacerdotes do Poder - disse. - Deus é poder.» Nos países laicos todos têm liberdade de escolher e practicar uma religião, que o Papa Pio IX repudiava n'O Sílabo dos Erros [6], que também parece ser o caso do actual papa, como pretendesse que houvesse um monopólio religioso.

Em resposta ao Comunismo, o Papa Pio XI fez alianças com governos fascistas, e daí surgiu o Estado do Vaticano [7]. E Bento XVI até pertenceu à Juventude Nazi, adoptando os símbolos e saudações nazis, e até foi convocado para lutar, tendo sido preso pelos Americano. São águas passadas, tal como com Günter Grass [8], mas pelos vistos são dois pesos e duas medidas, e o Papa que cometeu esse erro de juventude não se inibe de fazer juízos preconceituosos, identificando o ateísmo com o Marxismo e Comunismo.
Encontrei sites sobre o passado nazi do Papa, muitos de cristãos "adversários", mas muito exagerados, especialmente a respeito de João Paulo II, fazendo-o de um monstro (apesar da obsessão com preservativos e outros assuntos do género, penso que foi uma pessoa bondosa, especialmente comparado com Bento XVI). É típico dos fanáticos exagerarem a respeito dos que consideram seus inimigos...

«Citando a escritura e teólogos, Bento diz que a salvação era na igreja primitiva era considerada "comunal" - ilustrando usando para o seu ponto-de-vista o caso dos monges na Idade Média que se reclusavam em orações não apenas pela própria salvação mas também para a dos outros.»(...)
"E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister." - Actos dos Apóstolos 2:44,45
(Ou como diziam Marx e Engels: "De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades")

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram." - Actos dos Apóstolos 5:3-5

"Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado." - 2Coríntios 11:8

"Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado. E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim." - Lucas 19:26,27

Parece que não é só com as comunas que se assemelhavam aos comunistas... e a Estaline.

Se alguém achar que a Idade Média é um bom exemplo, então tem graves problemas éticos... Pelo menos muitos monges guardavam os livros proibidos dos pagãos e hereges (muitos tinham informações preciosas de Matemática, Ciência e História), cuidavam dos vianjantes e doentes, trocavam conhecimentos e usavam hortas para coleccionar plantas medicinais, etc. Algo como mostrado no "Nome da Rosa", de Humberto Eco. Será que não se isolassem nos mosteiros e abadias seriam condenados por heresia pela Igreja por isso?

«O Rev. Robert Ghal, professor de ética na Universidade Santa Croce de Roma, disse que a mensagem do papa era "tremendamente relevante" para as sociedades materialistas "onde as pessoas colocam a sua esperança na ciência e nas curas médicas".»
«Enquanto espera apresentar respostas, também diz que existem meios para os fiéis aprenderem e praticarem a verdadeira esperança Cristã: na oração, no sofrimento, em tomar acção e verem o Último Julgamento com símbolo de esperança.»
Pensei que estamos muito melhor do que na Idade Média, mas pelos vistos o Papa sonha com um massacre de opositores de forma horrível e com uma nova Idade Média, com fanáticos a autoflagelarem-se ("Penitenciem-se!") e a gritarem que o Fim dos Tempos está próximo. E critica os cristãos nas "sociedades materialistas" que confiam mais na Medicina para se tratarem, do que nas orações.

Os papas tiveram sempre um desejo constante de interferir na Ciência, e pelos vistos pensa que precisamos de autorização papal para que se possa usar preservativos, fazer estudos com células estaminais e para que se possa acreditar na Teoria da Evolução. Não aprenderam com a História a não meterem o bedelho?

Espero bem que os seus sonhos não se realizam, e que os cristãos sejam mais sensatos do que isso. Não quero outra Idade das Trevas.

Referências:

Sem comentários: