«Não fosse suficiente o mundo ateu estar em oposição à ciência, à moralidade,ao pensamento lógico e a Deus, os ateus ainda têm que lidar com as palavras de pessoas que abandonaram a sua religião, e que agora escrevem contra ela.»- "Mats", no artigo "Ex-Ateu Anthony Flew Ataca Dawkins"
Estava a preparar este artigo na semana passada, mas tive na Suíça durante a sexta-feira, fim-de-semana e segunda-feira. O esboço começava com a citação inicial, mas antecipei o seu conteúdo no blog "Génesis Contra Darwin", e Mats então criou um artigo relacionado. Mas deu um tiro no pé.
É curioso que diga que os ateus estão em oposição à ciência, pois costumam ser acusados do oposto - de serem cientificistas -, lembrando-lhes as limitações e males da Ciência. Basta citar religiosos sobre ateus. Por exemplo:
«Quando um cientista não crente, por exemplo, afirma que Deus não existe, baseia-se frequentemente em argumentos próprios de uma perspectiva científica estrita, e desta forma acaba por fazer uma afirmação prática da capacidade da ciência para responder às tais grandes questões da nossa existência.» (...) «Enquanto numa visão materialista este fundamento último se reduz a um algo que podemos conhecer cientificamente, as grandes religiões monoteístas procuram e acreditam num Deus que é Alguém e não uma coisa, e que não é, portanto, totalmente cognoscível pelo método da ciência.» - Companhia dos Filósofos > O fundamento último da existência: algo ou alguém?Mesmo neste blog um comentador anónimo, em resposta a um artigo que escrevi, respondeu-me como se eu talvez fosse um cientificista:
«Mas, se, como eu, encarares a ciência como uma religião, e todos sabemos do fervor de alguns (Voltaire, por exemplo, e os seus apelos à mentira), e contabilizares o número de mortes que ela já provocou, perdoa-me, mas a Igreja é um mero amador perto disso. E reconheces tu quantos milhões pôs ela na cadeia? (impressões digitais, adn, balistica, decidindo o que é doença e o que não é, condenando e absolvendo). Se disseres: sim, mas ela está certa! Repetes somente o que disseram os padres durante a Idade Média.»Por outro lado, Ben Stein não teve problemas em dizer: «O amor em Deus, a compaixão e empatia levam a um lugar glorioso. A Ciência leva-nos a matar pessoas.»
Neste artigo pretendo apenas lembrar um dos aspectos da Ciência que foi fundamental ao sucesso actualmente reconhecido pela maioria, para comparar com a atitude criacionista presente em sites como o blog "Génesis contra Darwin" e "AnswersInGenesis".
A Ciência falível
«Cientistas têm preconceitos. Religiosos fazem coisas horríveis e têm preconceitos.
Mas absolutamente intrínseco no método científico está o mecanismo de correcção de erros,
que nos diz que nunca devemos esquecer disso. Esse mecanismo não está presente na religião.»
Mas absolutamente intrínseco no método científico está o mecanismo de correcção de erros,
que nos diz que nunca devemos esquecer disso. Esse mecanismo não está presente na religião.»
Como qualquer pessoa que tenha formação científica deve saber, a Ciência não é infalível, mas é auto-correctiva, por isso vai melhorando com o tempo. Sobre isso muitas vezes é exemplificada a Teoria da Relatividade, que é mais precisa do que a Teoria da Gravitação Universal de Newton (esta agora é usada quando a margem de erro é negligenciável, pois os cálculos são mais fáceis). Por causa dessa melhoria que afecta o nosso conhecimento sobre a gravidade, foi possível, por exemplo, construir satélites, apesar de a teoria ser contrária ao senso-comum. Mesmo os júris da Comissão do Prémio Nóbel não a compreendiam (por isso o processo arrastou-se durante oito anos), mas sem ela, os GPS não existiriam nem a Internet. Mas isso não quer dizer que se tenha atingido a perfeição nessa área. Por manter esse espírito céptico em relação ao próprio sistema de crenças estabelecido que são sempre investigadas, e em relação às hipóteses que são seleccionadas, a Ciência vai progredindo com notável sucesso. E esse espírito é basilar para o método científico. Se a Religião define-se por existência de dogmas, então a postura da "ciência como religião" é anti-científica.Referências / Sugestões complemetares:
- HowStuffWorks > Como funciona o método científico
- Pensamentos Tecnológicas > Método Científico
- Projeto Ockam > Método científico
- divulgar ciência > método científico
- CaioZip > Albert Einstein
- Deduções Lógicas > Relatividade e os GPS
- YouTube > Dawkins gives an example of the anti-dogmatism of science
- YouTube > Gravity - From Newton to Einstein - The Elegant Universe
- YouTube > potholer54 > The Scientific Method Made Easy
- YouTube > Doubt, Uncertainty, and the Scientific Method
- YouTube > How Science Humble Us
- "Um Mundo Infestado de Demónios - A Ciência como Uma Luz na Escuridão", de Carl Sagan
- "A Experiência Matemática", de Philip J. Davis e Reuben Hersh
- "Einstein para principiantes", de Michael Mcguinness e Joseph Schwartz
(cont.)

Sem comentários:
Enviar um comentário