31 julho, 2008

A Ciência e o Criacionismo - p3 (Religião e Ciência)

(cont.)
«A mensagem do post é para dizer sempre que as opiniões dos homens e a Palavra de Deus entram em choque, não é sensato pôr o nosso futuro eterno nas mãos dos primeiros. É mais sensato e mais lógico pôr a nossa existência nas Mãos Daquele que de facto sabe tudo, e nunca se engana, e nunca engana.»
- Mats
«A Religião não impede a investigação científica, ela somente condena àqueles que desafiam Deus. O livre-pensamento ou duvidar de Deus é uma forma de querer substituí-lo por si próprio.»
- Fábio Vanini, do Montfort


«Mesmo ao senhor, não lhe parece provável que o Criador saiba mais que a sua criatura a respeito da criação - Cardeal Robert Bellarmino

«Dizer que a Terra move-se em torno do Sol é tão erróneo como dizer que Jesus não nasceu de uma virgem
- Cardeal Robert Bellarmino

«Que o Sol é o centro do Universo e que não sai do seu sítio é uma afirmação absurda, falsa e herética em filosofia; sendo expressamente oposta à Sagrada Escritura
- confissão de Galileu [fonte: "As grandes ideias que moldaram o nosso Mundo", de Pete Moore]
Religião e Ciência;
ou: quando um livro sagrado não é interpretado de forma literal


«A religião que tem medo da ciência desonra Deus e comete suicídio.»
- Ralph Waldo Emerson


«Se a Ciência provar que uma crença Budista é falsa, então o Budismo deve mudar.»
- Dalai Lama

«a Bíblia mostra como se vai para o céu, e não como vai o céu»
- Galileu Galilei
(parafraseando o Cardeal César Baronius,
e citado por João Paulo II)

Anaxágoras ao formular a hipótese de que o Sol é uma rocha incandescente e que a Lua é uma rocha com vales e montanhas como a Terra, e que esta não tem luz própria, sendo iluminada pelo Sol, foi perseguido pelos que acreditavam que o Sol e a Lua eram deuses, obrigando-o a abandonar Atenas. [1] É esse o papel da Religião como conjunto de "verdades" dogmáticas: colocar obstáculos à Ciência, impedindo a investigação. É essa a mensagem transmitida por religiosos como Mats e Fábio Vanini. E ainda dizem que não é um ataque à Ciência, tal como não foi foi ataque à Ciência dizer que a Terra não pode fazer um movimento de translação em torno da Terra por causa da Bíblia, de tal modo que seria tão errado como dizer que Jesus não nasceu de uma virgem.

- Filosofia

A Filosofia e a Ciência, como conceitos próximos daqueles que temos, surgiram com o cepticismo em relação às religiões na Grécia. É assim que começam os livros de História da Filosofia, apresentando as explicações da escola de Mileto que tentavam explorar explicações para a origem do Mundo com a ideia de elementos primordiais (o éter, a água, o ar, o fogo, a terra). Questionando a religião, as tradições e o senso-comum foram elaboradas várias ideias semelhantes ao que se veio descobrir posteriormente e aos princípios científicos, e foram feitas descobertas e construídos inventos. Se retirar esse espírito livre e inquisidor, deixa de haver Filosofia (quanto muito, não passaria de pseudo-filosofia). [2]

- Ciência

Quando esse espírito tornou-se censurado em toda a Europa, muito conhecimento foi perdido. Nem sequer usava-se canalizações como os romanos. Apenas foi recuperado graças a árabes, que - tendo em conta a época - eram tolerantes e de espírito aberto, e mantiveram obras perdidas na Europa. Tendo em conta o conhecimento adquirido graças aos estrangeiros, incentivaram a certas áreas da Ciência, como a Matemática, Astronomia, Óptica, Mecânica e Medicina, e fizeram diversas descobertas. Foram os monges que preservaram essas obras pagãs nas bibliotecas, que tinham as suas horta que serviram para fármacos, hospitais e um local para autópsias, ferreiros, fabricantes de lentes, etc. Reconhecendo a superioridade da antiga cultura greco-romana, a Idade Média termina com o renascimento do espírito Clássico, notando-se isso inclusivamente nas artes. [3]

Religiosos liberais, como Guilherme de Occam, Duns Escoto, Roger Bacon e Giordano Bruno, influenciados pelas obras pagãs, tinham defendido o livre-pensamento, a separação da Razão e da Fé e um método científico baseado na experiência, ao invés da autoridade. Bacon, inclusivamente, defendia que as traduções da Bíblia eram forjadas. Foram perseguidos e condenados pelas suas ideias. [4]

- Interpretação não literal

Copérnico notou que seria mais fácil calcular as posições dos astros se considerasse o Sol como estando no centro do Universo. O editor (Osiander) da sua obra acrescentou um prefácio para não se envolver e mitigar os seus efeitos (o Heliocentrismo é apenas para ajudar nos cálculos, mas não quer dizer que seja verdadeiro na práctica). Os copernicanos foram considerados infiéis e ateus, por contradizem a interpretação literal da Bíblia. [5]

Johannes Kepler elaborou a hipótese do Divino Geómetra, mas ficou a saber que as observações contradiziam essa hipótese e à crença da Harmonia das Esferas Celestes. Continuou a obra de Tycho Brahe, descartando as suas próprias crenças religiosas, dando o primeiro passo para a astronomia moderna. Foi excomungado pela Igreja Luterana e a sua mãe foi acusada de bruxaria.

Cientistas, como Galileu, defenderam que a Igreja não deveria interferir em matéria científica e que a Bíblia não deveria ser interpretada de forma literal (Galileu dizia que a Bíblia não servia para ensinar Ciência). Tinha a sorte de ter o Papa Urbano VIII como seu amigo, mas a sorte não durou muito. Como resposta às críticas de protestantes por causa das interpretações mais liberais das Escrituras pela Igreja Católica, tinha sido convocado o Concílio de Trento ou da Contra-Reforma, por isso a atitude de Galileu era intolerável. Foi depois de Isaac Newton (que era anti-trinitário) que a Igreja perdeu poder e influência na Ciência, e foi só em 1893, com a encíclica Providentissimus Deus do Papa Leão XII, que a Igreja reconheceu o método de exegese de Galileu. [6]

A Ciência moderna nasceu da rebelia de cristãos interessados pelo conhecimento de pagãos, liberais que diziam que a Bíblia não devia ser interpretada de forma literal e que a Religião não deveria interferir na Ciência. Depois de se descobrir que a Terra não era o centro do Universo e que era apenas um ponto numa imensidão, as crenças pessoais passaram a ser questionadas e muitos passaram a ser cépticos em relação à existência de Deus. Mesmo que haja a crença num Deus ou no sobrenatural, tal como na Filosofia, se não há dúvida, não há Ciência. Quem é contra esse espírito ou contra os princípios fundamentais da Ciência - quem tem medo dela - opõe-se a ela.
Entre os cristãos, foram os liberais na interpretação bíblica que permitiram a redescoberta e o avanço da Ciência. Não foram com pessoas como os actuais criacionistas. [7]

Referências e sugestões, que permitem investigar mais, chegarem às suas próprias conclusões, confirmar ou corrigir o que é aqui afirmado (para o Mats: é isto é que é "mostrar alguma coisa"):

Sem comentários: